
Musicoterapia e terceira idade
A Organização Mundial de Saúde, refletindo sobre o crescente número de idosos e a maior expectativa de vida da população mundial, coloca para nós a necessidade de favorecer um envelhecimento ativo aos nossos idosos.
Envelhecimento ativo é “o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.” Ou seja, é ter acesso a procedimentos de saúde de qualidade, ter apoio psicológico, participar ativamente de questões político-sociais, ter relações fortalecidas e proteção adequada.
E é aí que entra a Musicoterapia para a terceira idade!!
A Musicoterapia, ao utilizar os sons e as experiências musicais favorece o aumento das possibilidades de existir e agir da pessoa. Para a prevenção, promoção e recuperação da saúde, a Musicoterapia “proporciona aos idosos um contato com seu poder criativo, com suas potencialidades, memórias e histórias de vida, fortalecendo sua identidade e autoestima.” (MARQUES, 2021)
Fontes:
UBAM, Definição Brasileira de Musicoterapia, Jornal de Notícias, dez 2018. https://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/
MARQUES, D. P. A importância da musicoterapia para o envelhecimento ativo, REVISTA PORTAL de Divulgação, n.15, Out. 2011.
WORLD HEALTH ORGANIZATION, Envelhecimento ativo: uma política de saúde; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
Esse texto foi escrito pela musicoterapeuta Mariana Mendes